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Metade das franquias brasileiras são lideradas por mulheres – e elas faturam mais que aquelas em que os homens investiram

Metade das franquias brasileiras são lideradas por mulheres – e elas faturam mais que aquelas em que os homens investiram

Dr. Shape Suplementos, IP School, MicroPro e Pinta Mundi Tintas são franquias que têm franqueadas com excelente desempenho

São Paulo, 22 de fevereiro de 2021 – Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicou que quase metade das unidades franqueadas brasileiras são comandas por mulheres. Além disso, quando elas são as gestoras de franquias, o faturamento é maior do que quando são os homens que investiram no negócio. “Apesar dessa última pesquisa ter sido realizada em 2019, ela não é nova e é atual, porque já foi realizada outras vezes e só vem reforçar o que o sistema de franchising já sabe: as mulheres à frente de franquias conseguem um desempenho melhor, com alta lucratividade”, diz Melitha Novoa Prado, advogada especializada em Franchising e Varejo, que há 30 anos acompanha o setor e já analisou essa e outras pesquisas realizadas pela ABF e outras entidades ligadas ao Franchising, que abordaram o tema.

Não é à toa que as redes de franquia estão de braços abertos às mulheres. “Em nossa rede, elas têm espaço mais do que garantido, seja como gestoras únicas ou sócias. Dedicadas, preparadas e criativas, elas obtêm alta performance”, diz Roberto Kalaes, diretor de Expansão da Dr. Shape, maior rede de suplementos e artigos esportivos da América Latina.

Concorda com ele Fábio Affonso, franqueador da MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental, que tem 35 escolas no estado de São Paulo. “Em Educação, a mulher tem diversas competências que se complementam, como a facilidade de comunicação, a empatia e a habilidade de organização, fundamentais para que as escolas se desenvolvam plenamente”, elogia.

Conheça quatro histórias de empreendedoras com excelente desempenho em redes diferentes e promissoras:

Soraya Moya de Andrade – IP School – Inglês Particular: A funcionária virou franqueada e, ainda, casou-se com o sócio! Há cinco anos, Soraya, 42 anos, formada em Administração de Empresas, foi convidada para ajudar na administração da então pequena IP School – Inglês Particular. Era apenas uma escolas na época, e em meio período ela dava conta do recado: fazia o trabalho e ainda conciliava outra atividade profissional. A marca foi crescendo e, em alguns meses, ela passou a dedicar-se integralmente à rede. “Eu gerenciava as escolas e dava um suporte à franqueadora, então, fui aprendendo muito sobre gestão”, lembra. Pouco tempo depois, ela conheceu Marcelo Soares Gregório, que se tornaria o primeiro franqueado da rede, na unidade Tatuapé. “O Marcelo procurava uma sócia para a escola e os franqueadores, Rauel Araruna e Márcio Cafezeiro, me perguntaram se eu não gostaria de investir na marca. Como me dava bem com o Marcelo, achei uma boa proposta e me tornei franqueada”, lembra. A afinidade tornou-se amor e os sócios viraram um casal. “Pois é, nós nos casamos em 2018”, ela conta, rindo. Atualmente, além de ser franqueada e tocar uma das maiores e mais bem-sucedidas escolas da rede – que hoje já tem dez unidades – , Soraya continua prestando os serviços na franqueadora. O momento atual da franqueada é de aprendizado. “A pandemia nos trouxe reflexões e ações: estamos vivenciando de perto a experiência do ensino online e vimos que ele é possível de ser realizado com qualidade. A adaptação de alunos e professores fez-se necessária e, passado esse período, é hora de crescermos em matrículas novamente, afinal, temos de continuar, apesar do momento difícil para todos”, pondera. O futuro da franqueada pode incluir uma nova escola. “Temos esse plano para o próximo ano”, finaliza.

Luciana de Carvalho – Pinta Mundi Tintas: Atuando em um mercado considerado masculino. A engenheira química Luciana, de 50 anos, pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que trilhou carreira executiva em indústrias como a Basf, sempre quis empreender e viu na Pinta Mundi Tintas justamente a possibilidade de ter um negócio próprio, numa área que gosta de atuar, aliada à tranquilidade de conciliar outras áreas de sua vida que também merecem total atenção, como a família e a vida social. “Pesquisei várias outras redes de franquias, diferentes setores. No entanto, meu histórico nessa área de tintas e construção foi mais forte, bem como a abordagem diferenciada apresentada pela Pinta Mundi Tintas”, diz. A franqueada escolheu o bairro de Moema, um dos mais nobres da capital paulista, para instalar sua loja. Ela foi inaugurada em outubro de 2020, com um dos mais belos projetos da rede. “Luciana caprichou na escolha do ponto, que foi aprovado pela franqueadora, e deu seu toque especial na decoração da loja, sem fugir do padrão da rede. Tudo ficou de muito bom gosto e sabemos que os clientes terão à disposição muito conforto, atendimento técnico e diferenciado nesta loja”, avalia Shirleine Diniz, executiva responsável pela Expansão da rede. A nova franqueada está tão animada com o trabalho e os possíveis resultados que já pensa em, um futuro próximo, abrir mais uma unidade. “Quem sabe, meu irmão torna-se sócio na nova empreitada?”, questiona-se. Focada nos resultados, a engenheira espera dar-se bem no varejo, sempre pensando no bem-estar do seu cliente e no suporte prestado pela franqueadora. “Tenho muito a aprender com a Pinta Mundi Tintas sobre varejo, porque sempre trabalhei na indústria. Estou confiante”, diz ela. E, quando questionada sobre a atuação em um mercado considerado masculino, o de tintas, ela se diverte: “Sempre atuei nele e estou acostumada. Acho que me sinto até mais feminina!”.

Cláudia Vieira – MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental: A funcionária virou franqueada!  Bem-humorada e com um discurso que empolga os colegas de trabalho e os alunos da rede MicroPro, na unidade da Penha, na capital paulista (SP), Cláudia Viera tem 42 anos e passou a fazer parte da família MicroPro em 2016, como diretora da escola da qual hoje é franqueada. Na época, a unidade apresentava números instáveis de crescimento, o que significou um grande desafio para ela. “A MicroPro é uma empresa que transforma a vida das pessoas. Ela faz a gente crescer, amadurecer, virar um empreendedor”. Ao surgir a oportunidade de se tornar franqueada, ela não pensou duas vezes: investiu, tornou-se franqueada e conquistou o sucesso! Atualmente, a escola de Cláudia tem cerca de 700 alunos e oferece mais de 20 cursos profissionalizantes. Ela reforça que a marca é sinônimo de acolhimento e que todo o trabalho desenvolvido na rede é feito com muita responsabilidade, pois o objetivo é sempre propiciar a melhor experiência aos alunos. “Ser mulher e estar à frente de um negócio como esse, para mim, é um orgulho. Nossa unidade é um lugar movimentado e feliz. Todo mundo trabalha para superar as expectativas dos nossos alunos, desde o café passado, até o plano de ensino pedagógico. Queremos todos satisfeitos! Já estou planejando abrir minha segunda unidade e minha expectativa é de crescer cada vez mais, juntamente com a rede”, finaliza.

Ariane Brants – Dr. Shape: Jovem franqueada apostou numa marca que conhecia como cliente! Frequentadora de academia e adepta de um estilo de vida saudável, Ariane era cliente assídua da Dr. Shape, maior rede de suplementos e artigos esportivos da América Latina. A jovem, atualmente com 28 anos, formada em Direito, trabalhava na área trabalhista, mas sempre quis empreender. Juntamente com o esposo, Reinaldo Teles, decidiu investir numa Dr. Shape bem no centro de Osasco (SP). “Isso foi há três anos, tivemos tempo para a loja amadurecer antes da pandemia”, conta. Quando a crise chegou, foi a vez de colocar em prática o relacionamento com os clientes, conquistado durante os anos de trabalho dedicado. “Fizemos atendimentos personalizados e vendas online para manter o faturamento e saímos da crise. A loja passou 15 dias fechada, mas não tivemos grandes prejuízos por conta de nossa proximidade com os clientes”, fala. O próximo passo da empreendedora é pensar na segunda loja, para daqui a algum tempo. “Continuamos fãs da marca e dos produtos das linhas exclusivas. Temos muito apoio da franqueadora e queremos crescer com esta parceria”.

Veículo: Entre Mulheres TV

https://entremulherestv.com.br/metade-das-franquias-brasileiras-sao-lideradas-por-mulheres-e-elas-faturam-mais-que-aquelas-em-que-os-homens-investiram

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